Após duros xingamentos contra o chefe da Igreja Católica durante sua campanha eleitoral de 2023, o presidente da Argentina, Javier Milei, foi recebido com simpatia pelo Papa Francisco, neste domingo (11), no Vaticano. E retribuiu com um caloroso abraço em seu conterrâneo, na Basílica de São Pedro, durante cerimônia de canonização de Maria Antónia de Paz y Figueroa, a “Mama Antula”, que se tornou a primeira santa da Argentina.
Milei acompanhou a celebração religiosa na primeira fila, e foi avistado pelo Papa, que fez questão de ir de cadeira de rodas cumprimentar sorridente o presidente de seu país de origem.
A conversa deste domingo foi rápida. Mas ambos deverão se reencontrar em audiência privada em que Milei será recebido por Francisco, nesta segunda-feira (12).
Ex-arcebispo de Buenos Aires, o pontífice Jorge Mario Bergoglio nutre insatisfação de alguns compatriotas por nunca ter voltado à sua terra natal desde que se tornou o Papa Francisco, em 2013. Mas deve finalmente visitar a Argentina no segundo semestre deste ano, cujo convite deve ser reforçado por Milei.
Durante sua campanha eleitoral, Milei chegou a xingar Francisco de “filho da p*** pregador do comunismo” e “imbecil”. Mas foi ignorado pelo Papa, que minimizou o comportamento do então candidato, dizendo se importar mais com o que os políticos fazem no cargo, não em campanha eleitoral, em entrevista à emissora mexicana N+.(Diário do poder)