O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (27), a estratégia de ampliação da vacinação contra a dengue. Mais 154 cidades serão contempladas seguindo critérios estabelecidos da distribuição dos primeiros lotes: Regiões de Saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses.
O imunizante será destinado a pessoas de 10 a 14 anos, público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. Já o esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Está previsto que na próxima semana as doses redistribuídas comecem a ser utilizadas, de acordo com o processo de remanejamento próprio de cada localidade.
De acordo com a pasta de saúde, há 668 mil doses próximas do vencimento, previsto para 30 de abril: 523 mil em junho; e 84 mil em julho. Além dessas doses, o órgão recebeu uma nova remessa de 930 mil doses da vacina Qdenga, que começará a ser distribuída em abril.
A lista completa dos municípios que vão receber as vacinas podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde (confira aqui)