Jogos escolares reúne 1,5 mil estudantes em Salvador

Jogos escolares reúne 1,5 mil estudantes em Salvador

Foto: Divulgação

Ainda no espírito das Olimpíadas, Salvador está sediando os Jogos Escolares do SESI, que reúnem 1.520 estudantes de 12 escolas da rede, abrangendo dez cidades da Bahia. Os jogos começaram na quinta-feira (14) com futsal e continuarão até sábado (17) com outras 7 modalidades esportivas. A cerimônia oficial de abertura foi realizada hoje (15), e os estudantes estão tão animados quanto estariam para a abertura das Olimpíadas de Paris.

Participam dos Jogos Escolares SESI escolas de Salvador, Candeias, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Barreiras, Juazeiro e Luís Eduardo Magalhães. As modalidades esportivas incluem futsal, voleibol misto, handebol, basquete, futebol 5, baleado, natação e xadrez. As competições estão sendo realizadas nos ginásios das escolas SESI Reitor Miguel Calmon, no Retiro, e Comendador Bernardo Martins Catharino, em Itapagipe. Haverá premiações para os três primeiros colocados em cada modalidade, e todas as 12 escolas participantes receberão um troféu de participação, além da oportunidade de intercâmbio e aprendizado entre os estudantes.

A cerimônia oficial de abertura ocorreu hoje às 17h30, na escola SESI Reitor Miguel Calmon, com o ambiente esportivo ainda vibrante após as Olimpíadas. As atividades começaram ontem com jogos de futsal, onde foram realizadas 9 partidas, divididas em faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, entre as categorias feminina e masculina das escolas de Itapagipe, Candeias, Retiro, Camaçari, Piatã e Feira de Santana. Evandro Costa, gerente de esportes do SESI Itapagipe e coordenador dos Jogos Escolares, destacou a importância do evento e as altas expectativas: “O entusiasmo esportivo foi renovado após os Jogos Olímpicos, onde tantos representantes baianos fizeram história em Paris. Sem dúvida, as Olimpíadas trouxeram um novo fôlego para as atividades esportivas em nossa rede, incentivando os estudantes a se superarem e a explorarem ao máximo seu potencial,” afirmou Costa. Ele explicou que o principal objetivo dos Jogos Escolares do SESI é promover a integração, socialização e desenvolvimento dos estudantes por meio do esporte, além de fortalecer valores como disciplina, trabalho em equipe e superação de desafios.

Ronaldo Cavalcanti, professor de Educação Física e técnico de esportes no SESI Itapagipe, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento dos alunos. “No quesito hábitos saudáveis, temos um estudante de futebol de 5 que conseguiu perder 5 kg, melhorando sua condição física para o evento, além de outros que superaram suas condições físicas para dar o seu melhor durante as práticas,” explicou Cavalcanti. O evento também está servindo como motivação para os jovens atletas, como destacou Ana Laura Barbosa, aluna do 9º ano C do SESI Milton Santos. “Eu me sinto muito honrada por estar representando o SESI Milton Santos e poder inspirar outras meninas que têm o mesmo sonho de jogar. Espero alcançar um nível bom para competir nas Olimpíadas e trazer o ouro para nosso país,” disse Barbosa.

Com as competições em andamento, as expectativas são elevadas, especialmente entre as famílias, que têm dado feedback positivo sobre como a participação de seus filhos nos esportes tem refletido no desempenho acadêmico e contribuído para a formação integral dos estudantes. “Todos os nossos treinos estão ligados ao desempenho acadêmico e ao comportamento dos estudantes na escola. Os estudantes selecionados para os Jogos são referências na escola e na realização de suas atividades,” declarou Cavalcanti.

google news