Lula diz que privatização da Eletrobras foi ‘crime lesa-pátria’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)aproveitou uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no Ministério de Minas e Energia (MME), nesta segunda-feira (29), para fazer duras críticas à privatização da Eletrobras (ELET3;ELET6), concluída em junho de 2022, ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Em discurso, Lula classificou a privatização da companhia como um “crime de lesa-pátria”. A reunião do CNPE marcou a assinatura de atos relacionados ao setor. Vários ministros do governo, como Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Fernando Haddad (Fazenda) também participaram do evento.

“Eu sonhei que a Eletrobras seria uma coisa tão importante quanto a Petrobras neste país. É com muita tristeza que eu volto à Presidência da República e encontro a Eletrobras privatizada”, afirmou Lula. “Na verdade, não a privatizaram. Cometeram um crime de lesa-pátria contra o povo brasileiro, entregando uma empresa dessa magnitude”, atacou o presidente da República.

“Esse negócio de destruir tudo o que o Estado pode fazer, achando que o setor privado é melhor, é mentira. O setor privado tem que ser bom e o Estado tem que ser bom. Eu não quero um Estado máximo nem um Estado mínimo”, completou o petista.

google news