Mais de 4,5 milhões de crianças no Brasil estão em grupos vulneráveis e têm direito prioritário à creche

Estudo aponta que 45,9% das crianças de 0 a 3 anos no Brasil necessitam de vagas em creches, com Piauí e Salvador liderando em demandas

Foto: Divulgação

Um total de 4,5 milhões de crianças brasileiras, com idades entre 0 e 3 anos, estão em grupos considerados vulneráveis e deveriam ter direito prioritário a vagas em creches. Esses números representam 45,9% do total de 9,9 milhões de crianças nessa faixa etária no país, de acordo com dados da Agência Brasil.

As informações são do Índice de Necessidade de Creche Estados e Capitais (INC), uma ferramenta desenvolvida pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a Quantis. O levantamento revela que o estado com a maior necessidade de creches é o Piauí, onde 53,1% das crianças estão em grupos prioritários. Entre as capitais, Salvador lidera, com 61,7% das crianças em situação de vulnerabilidade que deveriam ter prioridade de vaga.

Os dados apontam que essas crianças vivem em famílias de baixa renda, famílias monoparentais, ou têm cuidadores que precisam trabalhar ou poderiam ingressar no mercado de trabalho caso houvessem vagas disponíveis nas creches. O estudo também considera famílias com crianças com deficiência entre os grupos prioritários.

google news