Os municípios de Salvador, Camaçari, Feira de Santana e outras cidades baianas confirmaram a gratuidade do transporte público coletivo para as eleições deste domingo (6), com o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos às urnas. Até o início da tarde deste sábado (5), Santo Antônio de Jesus não havia se manifestado sobre a adoção da mesma medida.
A empresa SAJ Transportes, responsável pelo serviço de transporte público em Santo Antônio de Jesus, anunciou que toda a frota estará disponível no dia da votação, com 11 ônibus prontos para atender os eleitores. O Voz da Bahia entrou em contato com Manoel Samuel, secretário da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), para esclarecer sobre a gratuidade do transporte coletivo durante as eleições.
Segundo o secretário, a determinação da gratuidade está em processo de publicação e ele aguarda a oficialização da medida. Com isso, a expectativa é que os cidadãos possam acessar as urnas sem custos no transporte no domingo (6). A confirmação da gratuidade visa facilitar a participação dos eleitores e garantir que todos tenham acesso ao direito de votar.
Na eleição presidencial de 2022, a gratuidade do transporte foi implementada após uma decisão judicial no município. A expectativa é de que Santo Antônio de Jesus siga o exemplo das demais cidades e também garanta a gratuidade para os eleitores.