O presidente Lula (PT) passa esta segunda-feira (21) no Palácio da Alvorada sem agenda oficial, após sofrer uma queda no banheiro no último sábado (19). Inicialmente, a Secretaria de Comunicação (Secom) havia anunciado que Lula despacharia no Planalto esta semana, mas o presidente optou por permanecer em sua residência oficial.
Na manhã de hoje, Lula recebeu a visita do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que também é médico, além do assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim. Segundo aliados, o presidente passou bem e não perdeu a consciência após o acidente.
O boletim médico do hospital Sírio Libanês informou que Lula sofreu um “ferimento corto-contuso na região occipital”, onde levou pontos. O relatório orientou que ele evitasse viagens aéreas de longa distância, mas poderia continuar suas demais atividades. Devido ao incidente, a viagem à Rússia, onde ele participaria da cúpula dos Brics, foi cancelada.
Lula realizou exames que confirmaram a necessidade de permanecer em Brasília. Seu médico, Roberto Khalil, acompanhou sua recuperação. Embora tenha dormido em casa, ele retornou ao Palácio da Alvorada no domingo (20) para novos exames. Nesta tarde, o presidente recebeu a visita do chanceler Mauro Vieira e, conforme a Secom, participará da cúpula dos Brics por videochamada, uma vez que a restrição aplica-se apenas a viagens longas.
Marianna Holanda/Folhapress