A Câmara Municipal recebeu a visita de um grupo de estudantes que participam de um projeto coordenado pelo Grêmio Educacional Social e Cultural, Águias de Santo Antônio de Jesus, o Instituto GESCA, que oferece o curso Compartilhando Direito: Potencialize, em parceria com o Instituto Nelson Willians.
De acordo com o presidente do Instituto GESCA, Florisvaldo Queiroz (Dinho), o curso trabalha com conteúdos da área do Direito, além de estudos sobre democracia e cidadania e noções de oratória.
A visita à Câmara Municipal faz parte do processo de conclusão do curso. “Eles vêm conhecer como é que funciona a Câmara de Vereadores, como é o trabalho. Tudo que a gente desenvolveu lá aqui a gente fecha o ciclo vendo na prática”, afirmou o presidente do Instituto.
Durante a visita, os alunos do curso foram recepcionados pelos edis e puderam conhecer as dependências da sede do Poder Legislativo, além de acompanhar uma sessão ordinária, quando puderam conhecer a dinâmica de realização da reunião legislativa e acompanhar os debates e as votações.
A estudante Letícia Santos, 14 anos, moradora do Loteamento Salomão, que esteve pela primeira vez na Câmara Municipal, disse ter gostado muito da experiência de acompanhar os trabalhos legislativos na prática. “Eu achei interessante ver de perto. É uma coisa nova que eu nunca pude ter visto antes, então achei muito importante estar aqui vendo como realmente funciona”, afirmou.
Já Gabriely Alves, 15 anos, moradora do Conjunto Residencial Cidade Nova 2, destacou o fato de estar pela primeira vez na Câmara e chamou a atenção para a importância de a população acompanhar os trabalhos do Poder Legislativo.
“É um lugar que é aberto para o público, mas muitas pessoas não tem conhecimento e acham que é só para as pessoas (que fazem parte) dos Poderes, mas é aberto e todo mundo se quiser pode vir, é emocionante e além disso você aprende mais sobre os seus direitos”, ressaltou a estudante.
O presidente do Poder Legislativo, vereador Francisco de Assis Lima Damasceno, Chico de Dega, se disse muito feliz com a visita da turma de estudantes, elogiou a iniciativa do Instituto GESCA e reafirmou o compromisso da Câmara Municipal em estar de portas abertas para a população.
“Eu sempre tenho dito que esta casa precisa cumprir o seu papel de legislar, fiscalizar, mas isso tudo com o acompanhamento do povo de nossa cidade. Nós abrimos as portas da Câmara para que as pessoas venham não somente acompanhar as sessões que são abertas para todos, mas também visitar seu vereador e conhecer o funcionamento da Casa Legislativa e essa visita dos estudantes é muito importante porque eles são os futuros ocupantes desta casa e é muito bom ver os jovens se interessando pela política”, destacou o presidente.
Essa foi a segunda turma do curso oferecido pelo Instituto GESCA a visitar a Câmara Municipal.