A Polícia Federal, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal (GAECO) e a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social, deflagrou na manhã desta terça-feira (3) a Operação “De Volta Para o Futuro”.
O objetivo é desarticular um esquema criminoso de fraudes em benefícios previdenciários na Agência da Previdência Social de Itaberaba, Bahia.
As investigações, iniciadas há cerca de seis meses, apontaram que servidoras do INSS inseriam vínculos trabalhistas falsos no sistema sem a devida comprovação documental. Essa prática permitia a concessão irregular de aposentadorias urbanas e rurais a terceiros.
Além disso, os benefícios eram concedidos de forma retroativa, aumentando os valores recebidos pelos beneficiários de forma indevida. Em outro desdobramento do esquema, uma das servidoras foi identificada como responsável por ordens de pagamento irregulares que resultavam na duplicidade de créditos de alto valor.
As fraudes geravam pagamentos mensais e retroativos fraudulentos, prejudicando significativamente os cofres públicos. Parte dos valores desviados retornava para as servidoras e outros envolvidos no esquema, evidenciando a gravidade das irregularidades.