Governo investe em modernização do Sine para reduzir desigualdades no trabalho

A declaração foi feita no evento E-commerce Brasileiro, promovido pelo Portal JOTA e a Amazon, no dia 29 de janeiro, em Brasília.

Foto: Divulgação

O secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego, Magno Lavigne, afirmou que o governo tem intensificado ações para qualificar profissionais e modernizar o Sistema Nacional de Emprego (Sine), com o objetivo de diminuir as desigualdades no mercado de trabalho.

A declaração foi feita no evento E-commerce Brasileiro, promovido pelo Portal JOTA e a Amazon, no dia 29 de janeiro, em Brasília.

Durante o painel “Potências Negras na Criação de Novos Negócios no Comércio Eletrônico”, Lavigne destacou o Programa Manuel Querino de Qualificação (PMQ) Profissional, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, com prioridade para mulheres, pardos e negros. Lançado em 2023, o projeto homenageia Manuel Querino, pioneiro na escrita sobre a cultura do povo negro em Salvador.

O programa visa preparar trabalhadores tanto para o mercado formal quanto para o empreendedorismo. “Queremos permitir que o trabalhador escolha o que é melhor para ele no momento”, afirmou Lavigne.

O secretário também ressaltou a modernização das agências do Sine, que passaram a oferecer microcrédito orientado por meio das Casas do Trabalhador, além de ampliar serviços para empreendedores.

Outra iniciativa mencionada foi a Escola do Trabalhador 4.0, uma parceria com a Microsoft que disponibilizou 5,5 milhões de vagas em cursos online e gratuitos na área de tecnologia.

google news