Nove pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso especializado em aplicar golpes de consórcio foram presas na última quinta-feira (27) em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ação foi conduzida pela Polícia Civil, após a abertura de cerca de 20 boletins de ocorrência de vítimas que alegaram ter sido enganadas pelo esquema.
O grupo atraía consumidores com anúncios enganosos, oferecendo falsas cotas contempladas de consórcios por valores abaixo do mercado. Após convencer as vítimas a realizar pagamentos adiantados, os golpistas alegavam vender cotas já premiadas, mas, na verdade, ofereciam cotas ainda não contempladas.
O esquema começava com a divulgação de anúncios atrativos, que levavam as vítimas à sede da empresa. No local, as informações sobre os contratos eram distorcidas, e os criminosos utilizavam táticas persuasivas para induzir a assinatura de documentos com cláusulas confusas e desvantajosas.
Além disso, as vítimas eram pressionadas a tomar decisões rápidas sob o argumento de que as condições especiais seriam encerradas em breve.
Quando os consumidores perceberam que haviam sido enganados e tentaram reaver o dinheiro, o grupo negava o reembolso, alegando restrições contratuais.
Durante a operação, foram apreendidos oito celulares, dois notebooks e diversos documentos que podem contribuir para o avanço das investigações. Os suspeitos foram autuados pelos crimes de estelionato e associação criminosa, passaram por exames legais e permanecem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar possíveis novas vítimas e eventuais outros integrantes do esquema.