O governo federal lançará ainda este ano o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), com o objetivo de medir a qualidade dos cursos de medicina oferecidos no país e contribuir na seleção de candidatos à residência médica. A medida deve alcançar cerca de 300 cursos distribuídos em 200 municípios brasileiros.
A primeira edição do Enamed está marcada para outubro, e o resultado será divulgado no início de dezembro. A avaliação será composta por 100 questões objetivas, abrangendo áreas como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade, Saúde Mental e Saúde Coletiva. A elaboração da prova está a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina.
A expectativa é que 42 mil pessoas participem da prova, entre estudantes prestes a concluir a graduação e médicos já formados. As inscrições para estudantes serão feitas pelas instituições de ensino, por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), entre maio e junho. Já os médicos interessados em concorrer a vagas na residência médica pelo Enare (Exame Nacional de Residência Médica) deverão se inscrever individualmente entre julho e agosto.