Termina às 23h59 desta sexta-feira (2), no horário de Brasília, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
O período, que havia sido prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) em 25 de abril, vale também para quem faltou ao Enem 2024 e deseja participar novamente de forma gratuita.
Os pedidos devem ser feitos pela internet, na Página do Participante, utilizando o login da plataforma Gov.br. A justificativa de ausência para os que foram isentos e não compareceram às provas de 2024 também deve ser enviada por esse canal.
Têm direito à isenção estudantes que:
- Estão matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública em 2025;
- Cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas;
- Estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica e fazem parte de famílias inscritas no CadÚnico;
- Participam do programa federal Pé-de-Meia.
Casos como assalto, acidente, internação médica, morte na família e outros eventos ocorridos nos dias de prova (3 e 10 de novembro de 2024) ou de reaplicação (10 e 11 de dezembro de 2024) são aceitos como justificativa de ausência, desde que comprovados.
O resultado preliminar dos pedidos de isenção e das justificativas será divulgado em 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final sairá em 22 de maio.
Mesmo com a isenção aprovada, o candidato precisará realizar a inscrição no período que será divulgado no edital do Enem 2025. Quem tiver o pedido de isenção negado deverá pagar a taxa, cujo valor ainda não foi divulgado — em 2024, o custo foi de R$ 85.