Filme com o soteropolitano Wagner Moura é aclamado em Cannes e cotado para o Oscar 2026

“O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, recebe nota máxima da crítica internacional e destaca talento baiano

Foto: Divulgação

O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado pelo ator baiano Wagner Moura, foi ovacionado no prestigiado Festival de Cannes 2025 e já desponta como um dos principais candidatos da temporada internacional de cinema.

Ambientado no Recife dos anos 1970, o thriller político conquistou nota máxima do jornal norte-americano The Hollywood Reporter, que o classificou como “a melhor produção do festival até agora”.

Em sua crítica, o jornalista David Rooney descreveu o longa como “um grande feito” e destacou a atuação de Moura, apontando-a como “cheia de alma e envolta em um manto de melancolia”.

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Rooney levantou expectativas ainda maiores:

“Favorito da competição até agora é o thriller político dos anos 70 ‘The Secret Agent’, de Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura em sua melhor forma. Será que o Brasil leva o Oscar dois anos seguidos?”

A menção faz referência ao filme “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, o primeiro da história do Brasil na categoria.

Recepção internacional e elogios à atuação de Moura

“O Agente Secreto” concorre à Palma de Ouro, principal prêmio de Cannes, e estreou com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que agrega críticas cinematográficas de todo o mundo.

Outros veículos também exaltaram o longa. A revista francesa Première publicou que a atuação de Wagner Moura é “de tirar o fôlego”, enquanto o site norte-americano Deadline descreveu o ator baiano como alguém que “interpreta efetivamente um homem misterioso”.

O desempenho de Moura e a direção de Kleber Mendonça reacendem a força do cinema brasileiro no circuito internacional, consolidando uma fase histórica da sétima arte nacional.

google news