A tradicional procura por imóveis para alugar durante o São João já aquece o mercado em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Com alta demanda, moradores da cidade aproveitam o período para gerar renda extra, alugando suas casas a turistas que buscam viver de perto os festejos mais populares do interior da Bahia.
Neste ano, a projeção de faturamento com aluguéis temporários chega a R$ 6 mil em alguns casos, incentivando moradores a deixar suas residências temporariamente. É o caso do revendedor de gás João dos Santos, de 41 anos, que decidiu repetir a experiência do ano passado.
“Estou cobrando até R$ 6 mil por seis dias. Geralmente vem um grupo de três casais, que divide os custos. É vantajoso para eles e para mim, que consigo faturar mais do que ganho em um mês”, explica. João ficará hospedado na casa da mãe durante o período e planeja usar o dinheiro para quitar contas e ajudar familiares.
A locação de imóveis se tornou parte da cultura do Pré-São João, impulsionando a economia local e oferecendo aos visitantes uma forma mais aconchegante e acessível de curtir a festa.