Governo Lula tem avaliação negativa para 46% dos deputados federais, aponta pesquisa Quaest

Levantamento indica que 46% dos parlamentares reprovam a gestão; índice supera o registrado em maio e reforça divisão na Câmara

Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR

A avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou entre os deputados federais, segundo pesquisa realizada pela Quaest em parceria com a Genial Investimentos.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (2) e mostram que 46% dos parlamentares consultados avaliam a atual administração de forma negativa. No último levantamento, feito em maio de 2024, esse percentual era de 42%.

Por outro lado, a parcela de deputados que considera positiva a gestão do petista caiu de 32% para 27%. Já 24% classificaram o governo como regular, enquanto 3% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa entrevistou 203 deputados, o equivalente a 40% da composição total da Câmara dos Deputados. A amostragem foi construída com base na distribuição geográfica e na orientação ideológica dos partidos, conforme critérios do projeto Brazilian Legislative Surveys.

Os números estão dentro da margem de erro de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Ainda assim, a oscilação negativa sinaliza uma percepção crítica crescente entre os parlamentares em relação ao terceiro mandato de Lula.

google news
senac