Funcionários de autoescolas protestam em Salvador contra projeto que dispensa formação obrigatória para CNH

Categoria alerta que medida pode causar demissões em massa e aumentar riscos no trânsito; ato é acompanhado pela PM

Protesto acontece na manhã desta quinta (23) Crédito: Reprodução

Funcionários de diversas autoescolas de Salvador realizam, na manhã desta quinta-feira (23), uma mobilização contra o projeto do Governo Federal que retira a obrigatoriedade de frequentar autoescolas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O protesto começou por volta das 7h, com concentração no Parque de Exposições, e segue em direção ao Centro Administrativo da Bahia (CAB). A manifestação é pacífica e conta com o acompanhamento da Polícia Militar.

De acordo com Cíntia Caldas, presidente do Sindicato dos Instrutores e Empregados em Centros de Formação de Condutores da Bahia (Siepae), a proposta representa uma ameaça direta ao setor.

“Não são só autoescolas fechadas, são trabalhadores sendo colocados sem emprego de uma hora para a outra por causa dessa medida populista, sem embasamento técnico. [Isso] vai matar vidas no trânsito”, afirmou.

A mobilização faz parte de um ato nacional, com manifestações ocorrendo simultaneamente em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí.

Segundo o sindicato, a categoria teme a perda de mais de 300 mil empregos em todo o país, além do risco de aumento de acidentes caso a formação de condutores deixe de ser obrigatória.

google news
senac