Açúcar de beterraba é saudável? Saiba mais sobre esse adoçante natural

-
Foto: O açúcar de beterraba é uma opção mais nutritiva de adoçante, sendo obtido através do xarope da beterraba-sacarina

Em vez de usar o açúcar refinado comum (extraído da cana), você pode recorrer a alternativas mais naturais e nutritivas de adoçantes. O açúcar de beterraba, por exemplo, é bastante consumido nos Estados Unidos e vem fazendo cada vez mais sucesso no Brasil – justamente por ser uma opção mais nutritiva. A beterraba-sacarina (de coloração branca) é a mais usada na produção desse ingrediente, pois contém uma elevada concentração de sacarose. Para que você se anime a usar adoçantes mais naturais, nós preparamos uma matéria falando sobre o que é açúcar de beterraba e seus benefícios. Confira!

O que é açúcar de beterraba e como usá-lo

Obtido através do xarope da beterraba-sacarina, esse açúcar se destaca por ser mais nutritivo. Ao contrário do açúcar refinado, ele não perde muitas vitaminas e minerais no processo de produção, conservando melhor os antioxidantes e fibras da raiz, por exemplo.

Você pode usar o açúcar de beterraba no dia a dia para adoçar sucos, chás, cafés, receitas de bolos, brownies, cookies, caldas e por aí vai. Ele possui um sabor levemente queimado e fica mais perceptível nas receitas – tanto pelo sabor quanto pela textura -, se assemelhando ao açúcar de coco nesse quesito.

Quais são os benefícios do açúcar de beterraba?

Apesar de perder parte de seus nutrientes no processo de produção, o açúcar de beterraba continua sendo uma alternativa mais natural e saudável para adoçar diferentes receitas. Dentre seus principais benefícios, estão:

Ajuda no controle do colesterol

Por ser fonte de fibras, vitaminas do complexo B e compostos antioxidantes, o açúcar de beterraba reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, ajuda a manter a saúde do coração.

Previne a anemia e faz bem para o sistema circulatório

O açúcar obtido da beterraba-sacarina também se destaca por conter niacina (vitamina B3), que ajuda a prevenir a anemia. Além disso, esse ingrediente é fonte de vários minerais importantes (como cálcio, magnésio, iodo e cobre) e do composto betaína, que ajudam a garantir a saúde do sistema circulatório.

Funciona como fonte de energia

O açúcar de beterraba funciona como fonte mais natural e saudável de energia, sendo indicado para adoçar sucos e receitas de quem pratica muito exercício físico, por exemplo. Vale destacar, no entanto, que assim como todos os açúcares, o de beterraba não pode ser consumido em excesso – pois, neste caso, pode aumentar os riscos de diabetes e de ganho excessivo de peso. (Conquiste sua Vida)