Um atropelamento em massa na cidade de Munique, na Alemanha, deixou 28 pessoas feridas, sendo duas delas em estado grave, segundo Markus Söder, chefe de governo do estado da Baviera, onde Munique está localizado. O incidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (13), perto da estação central da cidade.
A polícia informou que um Mini Cooper branco se aproximou de viaturas durante uma manifestação do sindicato de servidores Verdi e, em seguida, acelerou em direção à multidão. Entre os feridos, estão crianças, segundo o prefeito de Munique, Dieter Reiter, que se disse profundamente chocado com a tragédia.
O motorista, identificado como um afegão de 24 anos, foi detido após o incidente. “Provavelmente foi um ataque”, declarou Söder, horas após o atropelamento. O suspeito nasceu em Cabul, no Afeganistão, em 2001, e chegou à Alemanha em 2016. Embora tenha tido seu pedido de asilo negado, a sua deportação foi suspensa.
A polícia ainda investiga as causas do incidente, mas uma operação em larga escala foi realizada no local, que fica na confluência das ruas Dachauer Strasse e Seidl Strasse. O episódio ocorreu a cerca de 1,3 km dos hotéis onde será realizada a Conferência de Segurança de Munique, programada para começar nesta sexta-feira (14).
A proximidade com o evento, que contará com a presença de autoridades como o vice-presidente dos Estados Unidos, J. D. Vance, e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, gerou especulações, mas as autoridades não consideram a conferência como alvo do possível ataque.
O atropelamento em Munique segue uma série de incidentes semelhantes na Europa. No ano passado, um homem invadiu com um carro um mercado de Natal em Magdeburgo, na Alemanha, matando cinco pessoas e ferindo várias outras. Em 2016, outro ataque com caminhão em um mercado de Natal em Berlim deixou 12 mortos e 48 feridos.