A recuperação muscular é parte obrigatória da rotina de quem treina com regularidade. O ato de se exercitar faz bem para o corpo, mas sem o descanso adequado e uma alimentação balanceada, fica mais difícil atingir os objetivos propostos para cada treino. Repor energia é fundamental para avançar na prática física. Por isso, nós conversamos com a nutricionista Carolina Baliere para saber quais são os melhores alimentos para recuperação muscular e como os nutrientes ajudam o organismo. Dá uma olhada!
Alimentação interfere diretamente na recuperação muscular
Nem só de atividade física se faz uma vida saudável! Carolina afirma que ter uma boa alimentação é responsável por afetar diretamente a recuperação muscular. Quando combinada com um descanso adequado, é possível obter resultados satisfatórios e ainda mais energia para os próximos treinos. Segundo a nutricionista, o ideal é investir em comidas proteicas e com carboidratos, ricas em vitamina C e E e ômega 3.
“A proteína ajuda na reparação dos músculos e o carboidrato age na reposição de glicogênio (reserva de energia muscular). O ômega 3 é anti-inflamatório e os antioxidantes – vitamina C e E – ajudam a evitar o estado de estresse, em que o organismo libera muitos radicais livres, levando ao envelhecimento precoce”, explica a profissional.
Lista de alimentos para recuperação muscular
Carolina preparou uma lista de alimentos que devem ser consumidos nas refeições pós treino a fim de promover uma melhor recuperação muscular. Veja as dicas da especialista:
1. Suco de amora com beterraba
A nutricionista diz que o melhor pós treino seria um suco de amora com beterraba, pois a raiz tuberosa ajuda demais na recuperação muscular. Você pode usar a Beterraba Orgânica Taeq para preparar o suco com diferentes receitas e outras frutas vermelhas. Muitos benefícios para a saúde!
2. Ovos cozidos
Tudo depende do tipo de treino que você realiza! Se você gosta e pratica musculação, Carolina indica o consumo de ovos cozidos depois de realizar atividades físicas. Você pode apostar nos Ovos Orgânicos Taeq para preparar uma receita de panqueca integral de banana bem saborosa. Adoce o preparo com Mel Silvestre Orgânico Taeq para uma experiência ainda mais revitalizadora!
3. Água de coco
Manter-se hidratado e cheio de energia é fundamental. A profissional sugere a ingestão de água de coco para recuperação muscular, pois o alimento é considerado um isotônico natural que auxilia na reposição de nutrientes no organismo. Invista na Água de Coco Taeq e descanse bem!
4. Melancia
Carolina apresenta a melancia como uma ótima opção para o pós treino. É uma boa pedida, seja consumida in natura ou em sucos vermelhos. “Ela é rica em ácido nítrico, que ajuda a não ter fadiga e aumenta ainda mais a recuperação muscular”, diz.
5. Suplemento vitamínico com frutas
Outra opção indicada pela especialista é aproveitar o consumo de suplementos com frutas em vitaminas, como com o Mamão Papaya Orgânico Taeq, por exemplo. O produto suplementar ajuda a tratar as microlesões dos músculos e oferece um bom descanso para o corpo. Ótimo para o preparo de vitaminas com o Leite Longa Vida Zero Lactose Taeq!
Quanto tempo o músculo demora para se recuperar?
A recuperação muscular pós treino leva 48 horas, em média. Claro que esse é um dado que varia de acordo com o tipo de treino de cada um. Afinal, a duração do exercício e a intensidade fazem toda a diferença na forma como o corpo vai responder a esses estímulos.
É por isso que, se você treina os membros inferiores hoje, o ideal é garantir um treino alternativo no dia seguinte e intercalar 3 séries diferentes ao longo da semana. Descansar e comer bem é fundamental para obter bons resultados! (Conquiste sua Vida)