A ansiedade é um problema de saúde mental que atinge milhares de pessoas no Brasil, com aproximadamente 19 milhões de indivíduos enfrentando essa condição, liderando o ranking mundial segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O que é ansiedade?
A psicóloga clínica Luísa Rodrigues explica que, embora a ansiedade seja uma resposta natural em situações adversas, ela se torna patológica quando a tentativa de “controlar o incontrolável” se transforma em algo recorrente, impactando o dia a dia dos indivíduos.
Medo e insegurança são sentimentos que alimentam um ciclo de preocupação e tensão, como exemplificado pela pandemia da Covid-19, que destacou nossa vulnerabilidade e a falta de controle sobre o que nos cerca.
Sintomas de ansiedade
- Pensamentos catastróficos e excessivos: Frequentemente se preocupar com cenários negativos e a sensação de que o pior está prestes a acontecer.
- Sensação de agitação constante: Inquietação interna que impede o relaxamento e compromete a capacidade de concentração.
- Sintomas físicos: Além dos sintomas emocionais, reações físicas como palpitações, dores de cabeça, suor nas mãos e pés, e insônia, são comuns.
Técnicas para aliviar os sintomas
Para aliviar na hora que a crise se agrava, Luísa indica técnicas de respiração que podem ajudar a desacelerar corpo e mente. Confira os passos para se manter no “Aqui e Agora”:
- Feche os olhos e sente-se confortavelmente;
- Coloque os pés no chão e foque na respiração;
- Inspire contando até três;
- Expire lentamente, também contando até três;
- Repita o ciclo três vezes;
- Concentre-se nos sons ao redor enquanto mantém os olhos fechados;
- Abra os olhos lentamente, percebendo como os sintomas diminuem.
Essas técnicas podem ser um auxílio eficaz para quem sofre de ansiedade, permitindo que a pessoa retome o controle e acalme a mente diante das situações diárias. A compreensão e o gerenciamento adequado desses sintomas são fundamentais para a saúde mental e bem-estar.