A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, no dia 16, a retirada de diversos suplementos e produtos naturais do mercado em razão de irregularidades sanitárias. Entre os problemas identificados estão a ausência de registro, a presença de ingredientes não autorizados e o uso de alegações terapêuticas sem aprovação oficial, o que motivou alerta a consumidores e comerciantes em todo o país.
A decisão determinou a proibição, apreensão e recolhimento de produtos fabricados pela Pharmacêutica Indústria e Laboratório Nutracêuticos Ltda., além de itens de origem desconhecida e de empresas que não cumpriram as normas exigidas de fabricação e comercialização.
Entre os produtos atingidos está o lote 071A do suplemento Supra Ômega 3 TG 18 EPA/12 DHA + Vitamina E, da Global Suplementos, comercializado por meio da plataforma Shopee. Segundo a Anvisa, foram identificadas divergências no rótulo e no acabamento em relação ao produto original, levantando suspeitas sobre a autenticidade e a segurança do item.
A R.T.K Indústria de Cosméticos e Alimentos Naturais Ltda. também teve toda a sua produção suspensa após a constatação de falhas no cumprimento das boas práticas de fabricação.
Além disso, a Anvisa proibiu todos os lotes do suplemento CANDFEMM, de fabricante desconhecido, devido à falta de registro e à veiculação de alegações não autorizadas relacionadas à saúde vaginal e intestinal. O produto também fazia propaganda irregular ao prometer a eliminação da candidíase, prática proibida pela legislação sanitária brasileira.





