A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de comercialização, distribuição e uso de lotes falsificados dos medicamentos Durateston e Suavicid, além da apreensão de unidades irregulares de um terceiro medicamento da Beaufor Ipsen Farmacêutica.
A decisão foi tomada após as fabricantes originais identificarem no mercado produtos com diferenças de embalagem, ausência de informações obrigatórias como inscrições em braile e alterações nas datas de fabricação e validade.
No caso do Durateston — usado em tratamentos de reposição de testosterona em homens —, foi considerado falsificado o lote 896206, com fabricação marcada para 01/2025 e validade até 01/2027. A Aspen Pharma, fabricante oficial, confirmou que esse lote não pertence à sua produção.
Já o Suavicid, utilizado contra melasma, teve o lote 4H5481 interditado após a Legrand Pharma constatar falsificações com bisnaga plástica no lugar da de alumínio e coloração branca em vez de amarelo-esverdeada, como no original.
A Anvisa alerta que medicamentos falsificados não garantem eficácia, segurança ou qualidade e podem trazer riscos graves à saúde. Pacientes e profissionais devem comunicar casos suspeitos aos canais oficiais da agência ou à Vigilância Sanitária local.


