Anvisa suspende lotes de creme dental com fluoreto de estanho

Colgate Total Clean Mint está interditado por 90 dias para análise

Foto: Freepik / Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta sexta-feira (28) sobre o risco de reações adversas associadas ao uso de cremes dentais contendo fluoreto de estanho. Em consequência, todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint foram suspensos por 90 dias, após relatos de efeitos colaterais.

O alerta foi divulgado após registros em plataformas de reclamações de consumidores, redes sociais e reportagens na mídia, além de dados oficiais de cosmetovigilância da Anvisa. Entre as reações adversas relatadas estão lesões orais, problemas na língua, dor e ardência, inchaço nos lábios e mucosa oral, dormência na boca e irritações gengivais.

“Este alerta tem como objetivo informar profissionais de saúde e consumidores sobre riscos potenciais desses produtos, destacar a importância de relatar as reações adversas à Anvisa e fornecer orientações para um uso mais seguro e consciente”, informou a agência em nota oficial.

A Anvisa orienta que, diante de qualquer sinal de irritação, o uso do produto seja interrompido imediatamente. Caso os sintomas persistam, é recomendável procurar um profissional de saúde.

Além disso, consumidores e profissionais de saúde devem notificar quaisquer reações adversas no sistema e-Notivisa, canal oficial para registro de eventos relacionados a produtos de saúde.

Em comunicado oficial nas redes sociais, a Colgate informou estar ciente da interdição cautelar e afirmou que o produto “não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a ele”. A empresa também reforçou que a suspensão é preventiva e se limita ao creme dental Total Clean Mint.

“Estamos trabalhando no intuito de colaborar com as autoridades e providenciando os esclarecimentos necessários”, destacou a nota.

Apesar da suspensão, não há determinação de recolhimento do produto, mas a Anvisa orienta que o creme dental deve ser mantido separado e fora de circulação até que as análises sejam concluídas.

google news