Mais de 600 mil pessoas ficaram sem luz em Buenos Aires, na última quarta-feira (5), após um apagão atingir a capital da Argentina.
Segundo o Ente Nacional Regulador de Eletricidade (Enre), até o início da tarde desta quinta-feira (6), mais de oito mil moradores ainda estavam sem acesso à energia elétrica. O apagão ocorreu em meio a uma intensa onda de calor, com temperaturas que chegam a 40°C.
O governo argentino investiga as circunstâncias da falha para determinar se foi causada por negligência das empresas fornecedoras ou por um acidente. “As informações estão sendo compiladas, primeiro temos que estudar o que aconteceu”, afirmou o governo.
A imprensa internacional reportou que o primeiro apagão aconteceu na madrugada de quarta-feira, afetando mais de 500 mil pessoas.
Já ao meio-dia, uma nova falha atingiu 620 mil consumidores. O problema teria sido causado por uma falha em duas linhas de alta tensão, levando à interrupção de máquinas geradoras no momento de maior calor.
Após 15 horas do incidente, apenas uma linha havia sido restabelecida, e mais de 360 mil pessoas ainda estavam sem luz. A queda de energia causou transtornos na capital argentina: o metrô ficou inacessível e semáforos apagados provocaram congestionamentos em várias ruas e avenidas.