Últimas Notícias sobre Crise energética
ONS volta a cogitar retorno do horário de verão para enfrentar risco de sobrecarga no sistema elétrico
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) voltou a considerar o retorno do horário de verão como alternativa emergencial para reduzir a pressão sobre o consumo de energia no horário de pico. A proposta consta no Plano da Operação Energética (PEN) 2025, divulgado nesta terça-feira (8), e aponta um cenário de risco crescente de insuficiência energética no Brasil entre os anos de 2025 e 2029.
Mais de 600 mil pessoas ficaram sem luz em Buenos Aires, na última quarta-feira (5), após um apagão atingir a capital da Argentina. Segundo o Ente Nacional Regulador de Eletricidade (Enre), até o início da tarde desta quinta-feira (6), mais de oito mil moradores ainda estavam sem acesso à energia elétrica.
Cuba ficou completamente sem energia nesta sexta-feira (18) devido a uma falha técnica na maior usina termelétrica do país, a Antonio Guiteras. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o incidente ocorreu por volta das 11h (horário local), causando o desligamento total do Sistema Eletroenergético Nacional.
Técnicos do governo e de agências que trabalham no gerenciamento da crise hídrica no país devem anunciar ainda nesta semana um prêmio para consumidores que reduzirem o consumo na conta de luz entre setembro e dezembro.



