Após os novos ataques racistas ao jogador brasileiro do Real Madrid, Vinicius Junior, no último fim de semana, na Espanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer conversar com o primeiro-ministro do país europeu, Pedro Sánchez, a respeito do caso.
De acordo com informações do jornal O Globo, em meio às tratativas, interlocutores do governo federal informaram que o telefonema deve ocorrer ainda nesta semana.
Lula já se manifestou sobre o caso no domingo (21), quando ainda estava no Japão, após reunião do G7. Na ocasião, o presidente repudiou os ataques ao brasileiro e pediu que sejam tomadas providências contra o racismo. “Não é possível que, quase no meio do século 21, a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa. Não é justo que um menino pobre, que venceu na vida, que está se transformando num dos melhores jogadores do mundo, certamente do Real Madrid é o melhor, ser ofendido em cada estádio que comparece”, disse ele.
“Penso que é importante que a Fifa, a Liga Espanhola e as ligas de outros países tomem sérias providências porque nós não podemos permitir que o fascismo tome conta, e o racismo, dentro dos estádios de futebol”, concluiu. (Bahia.ba)