Presidente da Câmara aponta: “após Salvador anunciar 100% de ocupação dos leitos de UTI, há mais de 200 pessoas na fila com Covid em SAJ”

Presidente da Câmara, vereador Chico de Dega (DEM) / Foto: Voz da Bahia

O Voz da Bahia entrevistou nesta quinta-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, Francisco Damasceno, o Chico de Dega (DEM), que falou sobre as atividades da Casa Legislativa durante os aumentos dos casos de coronavírus na cidade e sua preocupação com a falta dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Bahia.

100% DOS LEITOS OCUPADOS EM SALVADOR:

De acordo com o presidente, a Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus terá o atendimento ao público suspenso, “agora mesmo pedir para o pessoal da Casa Legislativa que formulasse um ato para fechar a Câmara, estamos muito tristes com os resultados dos últimos boletins epidemiológicos, o Governador do Estado já se pronunciou e mostrou que 100% dos leitos de Covid-19 de Salvador já estão ocupados. Ele já acendeu o sinal vermelho para todos nós”, ponderou.

NOVO DECRETO DO PREFEITO:

Chico ainda contou sobre as reuniões com a gestão municipal para efetivar medidas contra a Covid-19, “hoje tivemos uma reunião na prefeitura municipal, o prefeito irá anunciar o novo decreto, às 17h desta quinta-feira (25) e iremos ter outra reunião para resolver problemáticas de Santo Antônio de Jesus. Sabemos que o Legislativo não tem poder operacional, mas tem o poder de opinar”, declarou.

ISOLAR A PRAÇA PADRE MATEUS:

O presidente da Câmara expôs também sobre sua vontade de montar equipes de funcionários para realizar fiscalizações pelas ruas de Santo Antônio de Jesus, “queria ver com meu jurídico sobre a possibilidade de alguns funcionários da Câmara Municipal, sair em fiscalização pela cidade, ver se as pessoas estão usando máscara, se os mercados estão usando o material adequado para atender as pessoas, para não temos o colapso e ter que fechar o comércio de Santo Antônio de Jesus. Sugeri ao prefeito também que isolasse a Praça Padre Mateus durante os fins de semana. Passei esse domingo passando na Praça e me assustei, parecia um carnaval. As pessoas tem que ir para o leito da família, em suas casas, pois não estamos conseguindo regular ninguém para Salvador. Há poucas horas haviam mais de 200 pessoas na fila da regulação da Covid. Vamos colocar carros nas ruas fiscalizando, o comércio, as pessoas, a Feira Livre, vamos ficar durante as noites com a Polícia Militar, SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), Secretaria de Saúde”, garantiu.

LOCKDOWN:

O prefeito Genival Deolino afirmou que o município seguirá o decreto do governador da Bahia ampliando o toque de recolher das 20h às 5h e alertou sobre a possibilidade de um lockdown no funcionamento do comércio (clique e reveja). Sobre esse contexto, Dega disse que já está fazendo sua parte em relação a Câmara, “o prefeito tem que fazer uma avaliação, o problema é sério e crítico, não podemos brincar com vidas. Eu posso antecipar de antemão, que estamos tomando medidas na Câmara, fechando os atendimentos da Casa. As sessões passarão a ser às 9h da manhã na Câmara, vamos ver se é viável fechar de vez a Casa, deixando para discutir projetos extraordinários com convocações”, concluiu.

ASSISTA A MATÉRIA COMPLETA ABAIXO:

Reportagem: Voz da Bahia

google news