A administração do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua com 36% de aprovação entre os brasileiros após um ano e nove meses de gestão.
O Datafolha mostra que outros 32% dos entrevistados reprovam o governo, enquanto 29% o consideram regular. Apenas 2% não souberam opinar.
Em comparação à pesquisa anterior, realizada no fim de julho, os números revelam um cenário de estabilidade.
Naquele momento, Lula registrava 35% de aprovação, 33% de reprovação e 30% de avaliação regular.
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 8 de outubro, com 2.029 pessoas entrevistadas em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Comparação com mandatos anteriores
Apesar das pequenas diferenças nos últimos meses, a comparação com outros mandatos de Lula revela uma queda na popularidade do petista.
Em setembro de 2008, durante o segundo mandato do presidente, 64% dos entrevistados consideravam seu governo ótimo ou bom. Porém, apenas 8% o reprovavam.
Perfil dos apoiadores e críticos de Lula
Os resultados da pesquisa também destacam os grupos que mais apoiam e criticam o presidente. Lula tem maior aceitação entre pessoas mais velhas, especialmente na faixa etária de 45 a 59 anos (42% de aprovação) e entre aqueles com 60 anos ou mais (44%).
Além disso, a aprovação também é mais alta entre aqueles com menor nível de escolaridade (51% entre os que estudaram até o ensino fundamental), entre os que recebem até dois salários-mínimos (46%) e entre os católicos (42%).
Por outro lado, a rejeição ao governo é maior entre os homens (37%), pessoas com ensino superior (40%), aqueles com renda superior a 10 salários-mínimos (48%), brancos (40%) e evangélicos (41%).
Semelhanças com Jair Bolsonaro
A aprovação atual do presidente também se assemelha à de Jair Bolsonaro (PL) em período semelhante de mandato. Quando o Brasil passava pela pandemia do Covid-19, o ex-presidente registrava 37% de aprovação e 34% de reprovação.