Em comemoração aos 35 anos do “maior gol de todos os tempos”, marcado por Diego Maradona na Copa do Mundo de 1986, contra a Inglaterra, argentinos gritaram “gooool” às 16h09 desta terça-feira (22).
O horário marca o momento exato que o craque, que morreu em 25 de novembro de 2021, empurrou a bola para as redes inglesas após se livrar de quatro marcadores e do goleiro.
Segundo informações da agência de notícias Reuters, pessoas se reuniram em torno de murais e monumentos para comemorar o aniversário do gol, além de terem ido a estádios de futebol e gritado também de suas próprias casas e varandas. A iniciativa foi lançada há dias pela Associação de Futebol Argentino (AFA) para que “o grito seja ouvido até o céu”.
Os clubes pelo qual Maradona fez história, Napoli, Boca Juniors, Argentino Juniors, San Lorenzo, Indpendiente e outros fizeram comemorações em seus estádios e em suas respectivas redes sociais. Partidas das segunda e terceira divisões foram paralisadas no exato momento para reviver o feito.
Naquela partida contra a Inglaterra, Maradona ainda marcou, quatro minutos antes, o gol que ficou conhecido como “la mano de Dios” (a mão de Deus), pois Diego o marcou com a mão esquerda. A Argentina foi campeã do mundo pela segunda vez naquele ano. (BN)