Uma árvore consagrada a um orixá há 26 anos foi derrubada pela Prefeitura de Santo Amaro, no recôncavo baiano, durante a demolição de uma barraca de acarajé pertencente ao Terreiro Ilê Axé Omorodé Loni Omorodé Oluayé.
O caso ocorreu na quarta-feira (22) e foi denunciado à Polícia Civil como um ato de intolerância religiosa.
A barraca havia sido instalada em espaço público e, segundo a Prefeitura, a demolição cumpriu uma ordem judicial expedida após notificação feita em fevereiro de 2023. No entanto, a árvore sagrada, que não fazia parte da ordem de demolição, foi derrubada por um trator.
Lideranças do terreiro relataram que avisaram a equipe municipal sobre a importância religiosa da árvore, mas as orientações foram ignoradas.
O episódio causou grande indignação entre praticantes de religiões de matriz africana, especialmente em Santo Amaro, conhecida pela tradição do Bembé do Mercado, o maior candomblé de rua do mundo e um símbolo da cultura afro-brasileira.
A Prefeitura de Santo Amaro emitiu uma nota reconhecendo que a derrubada da árvore foi um erro e reforçou que não compactua com qualquer forma de intolerância religiosa. A administração municipal informou que está conduzindo uma investigação interna rigorosa para apurar responsabilidades e tomar medidas cabíveis.
Até o momento, a Polícia Civil não se manifestou oficialmente sobre o caso. Enquanto isso, a comunidade religiosa aguarda justiça e exige maior respeito às tradições e símbolos das religiões afro-brasileiras.