Cinco aeronaves da Força Aérea do Reino Unido, incluindo três caças, realizaram pousos de emergência no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (RIOGaleão) na tarde da última sexta-feira (8). A informação foi confirmada pela concessionária RIOGaleão e pela Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo da FAB, o Centro de Controle de Curitiba (ACC-CW) recebeu a solicitação para o pouso emergencial de um Airbus KC3 Voyager da Royal Air Force, que transportava um caça Eurofighter Typhoon em emergência. O voo estava em formação, a caminho do Mount Pleasant Airport, nas Ilhas Malvinas, após partir de Cabo Verde, quando ocorreu o incidente.
Além do Airbus KC3 Voyager e do Eurofighter Typhoon, outras três aeronaves britânicas também realizaram pousos no Galeão: um A-400 Atlas, um A-330 Tanker e outro Eurofighter Typhoon.
A FAB garantiu que todos os pousos foram feitos com segurança e que, após a emergência, as aeronaves retomaram o plano de voo normalmente. A concessionária RIOGaleão também informou que, apesar dos atrasos causados por sete aterrissagens em função do incidente, a operação do aeroporto foi normalizada rapidamente.