Dados levantados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em um trabalho conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) mostram o número de médicos em cada um dos estados brasileiros e no Distrito Federal, e também calcularam a quantidade de médicos por mil habitantes.
O gráfico mostra que a Bahia possui 19.746 médicos. O estado aparece em 19ª posição em relação a quantidade de médicos por mil habitantes ao registrar 1,64. Nesse ponto o Distrito Federal lidera com um índice de 5,11.
As informações foram publicadas em reportagem da Folha de S. Paulo. A matéria destaca que com a antecipação de formaturas de alunos de medicina devido à pandemia do novo coronavírus, o Brasil ganhou mais de cinco mil médicos. A medida foi adotada em março deste ano com o objetivo de contribuir com o enfrentamento da Covid-19. Os dados foram levantados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em um trabalho conjunto com a Universidade de São Paulo (USP).
Os dados revelam que a antecipação de formaturas colocou 5.173 novos médicos no mercado. No mês de março foram 650, em abril 3.121 e 1.402 em maio.
O estudo mostra ainda, de acordo com a reportagem, que entre janeiro e maio, mais 9.653 médicos se formaram no Brasil. Em apenas três estados —São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais— estão concentrados 37,1% dos novos médicos médicos.
Com isso, o país passou a contar com 523 mil profissionais. Do total, 422 mil médicos hoje estão aptos a atuar na linha de frente do combate ao novo coronavírus, diz o estudo do CFM e da USP. (Bahia Notícias)