O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou o Ranking de Reclamações, referente ao quarto trimestre de 2021, com as instituições financeiras mais acionadas pelos clientes.
Na categoria Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento, o C6 Bank lidera com 106,22 pontos no índice de reclamações, com 1.444 registros procedentes. Em seguida, aparece o BMG, com índice de 67,87 e 618 registros, e BTG Pactual/Banco PAN, com índice de 63,08 e 1.128 registros procedentes.
A classificação leva em conta um índice que mede prazo e qualidade das respostas apresentadas às reclamações registradas junto às instituições financeiras.
As reclamações mais frequentes
Para orientar os consumidores, o BC também divulga uma lista das reclamações mais frequentes por assunto. No período foram 2.185 reclamações de irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito. Na sequência vem irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, com 2.065 registros, e irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito, com 1.515 queixas. Aparece ainda oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada, com 1.188 reclamações.
Instituições menores
No ranking dos bancos e financeiras menores, a liderança de reclamações é do Parati Crédito. O índice é de 16.699,13, com 60 reclamações reguladas. Em seguida aparecem Master, com índice de 952,93 e 122 reclamações, e Banco Digimais, com 444,90 de índice e 202 reclamações. (bahia.ba)