Bolsa de valores fecha em queda após confirmação de Mercadante no BNDES

A fala de Lula reforçando ser contra as privatizações também ajudou a empurrar o principal índice da B3 para baixo

Foto: Pixabay

O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (13) em queda de 1,71%, aos 103.539 pontos, na contramão do exterior, após o anúncio feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que Aloísio Mercadante irá ocupar a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a partir do próximo ano, além de reforçar ser contra as privatizações. Já o dólar, fechou o dia com ganhos de 0,07% frente ao real, cotado a R$ 5,314.

Entre as maiores altas da sessão, as ações da Petz, com ganhos de 2,69%, seguido da Braskem, em alta de 1,48% e da 3R Petroleum, em valorização de 0,9%.

Do outro lado, os papéis da Suzano Papel, com perdas de 6,43%, seguida da Rumo Log, em queda de 5,22% e do Banco do Brasil, desvalorizando 4,9%.

No cenário interno, o mercado repercute as decisões sobre os novos nomes que vão compor a equipe econômica do governo eleito, e que estão sendo anunciados nesta terça-feira por Lula e seu time.

Ainda no Brasil, o economista Gabriel Galípolo foi anunciado como secretário-executivo do Ministério da Fazenda do governo Lula, após ser convidado pelo ministro nomeado Fernando Haddad e aceitou o cargo.

No exterior, as principais bolsas mundiais avançam, estimuladas pelos dados de inflação norte-americanos divulgados nesta manhã.

Nos Estados Unidos, o dia foi de otimismo. O índice Dow Jones avançou 0,30%, o S&P 500, 0,73% e o Nasdaq, 1,01%. (bahia.ba)

google news