O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro parabenizou, nesta quarta-feira (6), o empresário e ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais americanas. Em uma mensagem longa, com mais de sete parágrafos, publicada na rede social X (antigo Twitter), Bolsonaro expressou seu apoio a Trump, ressaltando a resiliência do republicano após o processo eleitoral de 2020 e as dificuldades judiciais enfrentadas.
“Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente, como poucos na história foram capazes de fazer”, escreveu o ex-presidente brasileiro, que se identificou como representante do PL (Partido Liberal) no Brasil.
Bolsonaro, figura proeminente da direita brasileira, elogiou Trump não apenas por sua vitória, mas também por ser um exemplo de força e determinação, incentivando que sua trajetória inspire o Brasil. “Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho. Que nossos compatriotas vejam neste exemplo a força para jamais se dobrarem, para erguerem-se com honra, seguindo o exemplo daqueles que nunca se deixam vencer pelas adversidades”, afirmou o ex-presidente.
A publicação de Bolsonaro foi feita ainda durante a madrugada, por volta das 4h30 da manhã, logo após Trump declarar sua vitória em um discurso para apoiadores na Flórida. Não é a primeira vez que Bolsonaro se refere a Trump como uma referência para os blocos de direita ao redor do mundo. Durante o processo eleitoral de 2024, Bolsonaro enviou uma comitiva brasileira, liderada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, para acompanhar o trabalho do comitê republicano na Flórida.
A relação de Bolsonaro com Trump sempre foi de estreita admiração, e o ex-presidente brasileiro frequentemente se posicionou ao lado do ex-presidente americano, especialmente no contexto de políticas conservadoras e nacionalistas.