Nas quatro primeiras semanas de 2025, o Brasil contabilizou 2.791 casos de febre do Oropouche, segundo dados do Ministério da Saúde. O Espírito Santo concentra a maioria das ocorrências, com 2.652 registros. No Rio de Janeiro, foram notificados 99 casos, e Minas Gerais teve 30.
A situação preocupa as autoridades de saúde. “Quase três mil casos de Oropouche nas quatro primeiras semanas do ano, no Brasil — 95% aproximadamente registrados no Espírito Santo. É uma preocupação adicional em relação ao verão passado que enfrentamos”, afirmou Rivaldo Venâncio, secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente.
Além dos três estados com maior número de infecções, também foram registrados casos isolados na Paraíba (7), Ceará (1), Paraná (1) e Roraima (1).
A febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1960, a partir de uma amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília. Os sintomas geralmente incluem febre, dores de cabeça e no corpo, além de mal-estar geral.