Brasil seria pior sem o inquérito das fake news, diz ministro Gilmar Mendes

Segundo Mendes, o Brasil estaria em uma situação “pior” sem a instauração do inquérito.  

Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes destacou, durante uma solenidade na Assembleia Legislativa do Mato Grosso, nesta segunda-feira (18), a importância do inquérito das fake news, conduzido pelo colega Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Mendes, o Brasil estaria em uma situação “pior” sem a instauração do inquérito.  

O ministro também ressaltou o papel de Moraes nas eleições presidenciais de 2022, afirmando que ele desempenhou um “papel fundamental na história do Brasil”. O evento celebrou os 35 anos da Constituição estadual e contou com a entrega dos títulos de cidadãos honorários mato-grossenses a Moraes e ao ministro Flávio Dino.  

“Certamente o Brasil seria outro, ou pior, sem a atuação de Alexandre de Moraes no inquérito das fake news”, disse Gilmar. Ele também enfatizou como a desinformação sobre as urnas eletrônicas, que ganhou força em 2022, foi combatida, deixando de ser uma questão no pleito de 2024.  O decano do STF ainda relembrou o contexto da posse de Moraes no tribunal, em 2017, descrevendo aquele período como “extremamente desafiador”. Gilmar mencionou conversas que teve à época com Moraes e o ministro Dias Toffoli sobre os rumos do Brasil a partir de 2018.

google news