O Instituto Butantan formalizou, nesta segunda-feira (16), o pedido de registro da Butantan-DV, vacina contra a dengue, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Caso aprovada, será o primeiro imunizante do mundo contra a doença administrado em dose única, um avanço que pode facilitar a adesão à vacinação em larga escala.
“É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Que o Instituto Butantan possa contribuir com a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue mostra que vale a pena investir na pesquisa feita no Brasil”, afirmou Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, em comunicado à imprensa.
A vacina é tetravalente, eficaz contra os quatro sorotipos de dengue em circulação no Brasil. Nos testes clínicos, realizados desde 2010 com 16 mil participantes em todo o país, o imunizante apresentou uma eficácia geral de 79,6% após dois anos.
Para pessoas com histórico prévio de dengue, a eficácia foi de 89,2%, enquanto para quem nunca havia contraído a doença, foi de 73,6%.
Com capacidade de produção certificada pela Anvisa, o Butantan prevê entregar cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde nos próximos três anos, sendo um milhão já em 2025. A definição dos grupos prioritários e dos critérios de vacinação ficará a cargo do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Os resultados da pesquisa foram publicados na conceituada revista New England Journal of Medicine, destacando o impacto potencial do imunizante no controle da dengue, doença que afeta milhões de brasileiros anualmente.