Dois cachorros foram resgatados dentro de um carro, na Baixa de Quintas, em Salvador, nesta sexta-feira (12). De acordo com informações de moradores, passadas para o Corpo de Bombeiros, os animais estavam dentro do veículo desde quarta-feira (10).
O carro estava estacionado em uma rua residencial, na frente de um prédio. O veículo foi trancado e ficou com apenas a fresta de uma das janelas aberta. Além dos cachorros, foram encontrados papelões e diversas sacolas dentro do carro.
Os bombeiros arrombaram o veículo para retirar os animais, que estavam bastante debilitados. Um deles usava um colar elizabetano, conhecido como “cone”. O item é usado na recuperação de cirurgias ou de machucados.
Durante a ocorrência uma idosa, que não teve o nome divulgado, se apresentou como a tutora dos animais. Ela informou aos bombeiros que os encontrou feridos na rua e cuidou deles, mas como não tinha espaço dentro de casa, os colocou no carro.
A denúncia da situação foi feita por moradores da região. Além do carro, um deles afirma que a tutora dos cães tem uma casa alugada no bairro onde vivem outros animais.
Devido às péssimas condições, os pets foram retirados do local e levados para o Hospital Municipal Veterinário, onde passarão por avaliações de veterinários.
A principal lei que protege os animais no Brasil é a Lei Federal 9.605/98, popularmente conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. Nela, consta que é crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.
A pena para esses crimes é de três meses a um ano de prisão e multa, que pode ser aumentada caso o animal morra.
Ocorrências com cães em Salvador
Na quinta-feira (11), um cachorro foi jogado de cima de um viaduto de 15 metros de altura também no bairro Baixa de Quintas.
O animal foi socorrido pelo líder comunitário Alisson Gomes, que acompanhava uma obra no local. Ninguém foi preso.
Em um vídeo gravado por Alisson, o cachorro preto e de coleira vermelha aparece chorando, na parte debaixo do viaduto da Via Expressa. Machucado, ele se arrasta e tenta sair do local.
Um dia antes, na quarta (10), um cachorro vira-lata foi atacado por um Pit Bull enquanto passeava com a tutora na orla da Barra. A situação foi filmada por moradores da região, que é considerada uma área nobre e turística da cidade. O cão sobreviveu e passa bem.
Segundo moradores da região, o crime já aconteceu outras vezes no local.
Ninguém foi preso e o líder comunitário da região cobra a instalação de câmeras de segurança para que os autores sejam identificados.
Fonte: g1/Bahia