Caetano Veloso, um dos maiores nomes da música brasileira, está em vias de se tornar o próximo baiano a integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL). De acordo com o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, há uma movimentação para ele ser eleito para uma das vagas de “imortal” na ABL em uma próxima eleição.
A possível eleição de Caetano Veloso à ABL ocorre após a posse de Gilberto Gil, que foi eleito com 21 votos para o grupo de imortais em novembro de 2021. A ABL é composta por 40 membros, entre efetivos e perpétuos. Enquanto os membros efetivos têm mandatos limitados, os perpétuos fazem parte da academia até o fim de suas vidas.
Atualmente, a ABL conta com 35 membros, incluindo figuras de destaque como Ana Maria Machado, Joaquim Falcão, José Murilo de Carvalho, Lygia Fagundes Telles, e Fernando Henrique Cardoso, entre outros. Caso se confirme, Caetano Veloso seguirá os passos de outros baianos que marcaram história na academia, como Gilberto Gil, e se somará a esse seleto grupo de imortais.