Caio de Andrade, indicado para assumir Petrobras, estudou no Colégio Militar de Salvador

No Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade é responsável pela plataforma GOV.BR

O governo federal anunciou nesta 2ª feira (23.mai.2022) um convite para o empreendedor Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, assumir a presidência da Petrobras, Andrade é empreendedor em tecnologia de informação e mercado imobiliário e chegou a ser cotado para presidir a petrolífera anteriormente. No entanto, o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque escolheu Adriano Pires por ter experiência na área.

Ele fez a educação básica no Colégio Militar de Salvador, é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista e pós-graduado em Administração e Gestão pela Universidade Harvard. Também é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Duke.

Em 1999, Caio Mario era presidente da PSINet Brasil e diretor-geral para América Latina. Adquiriu e consolidou 15 provedores de acesso na região, sendo o principal deles o STI em São Paulo.

Em 2000, fundou a WebForce, empresa que atua como incubadora e aceleradora de novos empreendimentos. Logo no início de sua operação, a WebForce desenvolveu e vendeu o hpG –empresa de hospedagem de sites.

Em 2004, CMPA (como Caio Mario é conhecido, pelas iniciais de seu nome) foi para o mercado imobiliário e atuou como incorporador e fundador da Maber –imobiliária de São Paulo que foi adquirida pela Lopes em 2010. Na área social fundou e promoveu o Instituto Fazer Acontecer, que atua na área esportiva para incentivar a cidadania no semiárido baiano. Caio Mario também participou no passado como mentor de empreendedorismo para o Instituto Endeavor Brasil.

Depois de fundar 3 empresas de Tecnologia da Informação, passou da iniciativa privada para a pública em 2019, para presidir o Serpro (Serviço de Processamento de Dados), empresa pública responsável pela triagem dos cadastros do auxílio emergencial.

Andrade ficou no Serpro até agosto de 2020, quando assumiu a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, onde era responsável pela plataforma GOV.BR.

Em seu LinkedIn, Andrade também é integrante do Conselho de Administração da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Também é membro do conselho da PPSA (Pré-Sal Petróleo) desde janeiro de 2021. A estatal é vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

OAS

Caio Paes de Andrade também já trabalhou na empreiteira OAS Empreendimentos –atual Metha– de meados de 1994 a meados de 1995, porém não divulga essa informação nos seus perfis profissionais. A OAS é uma empreiteira com origem na Bahia. Foi protagonista de diversos escândalos, sendo o mais recente o da Lava Jato.

TROCA NO COMANDO DA PETROBRAS

O governo de Jair Bolsonaro (PL) decidiu novamente trocar o presidente da Petrobras. Em nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia nesta 2ª feira (23.mai.2022), foi anunciado o convite a Caio Mário Paes de Andrade, atual secretário especial do ministro da Economia, Paulo Guedes. Eis a íntegra (348 KB).

Se aceitar o convite, Andrade poderá ser o 4º presidente da estatal na gestão de Bolsonaro. José Mauro Coelho estava na presidência da Petrobras desde 14 de abril.