Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão começar a receber o seu pagamento de abril na próxima semana. Mas os calendários são diferentes para aqueles que recebem até um salário e para quem recebe mais que o piso nacional.
Calendário do INSS para abril
Aqueles que recebem até um salário mínimo:
FINAL NIS e data de pagamento
1- 26/04
2- 27/04
3- 28/04
4- 29/04
5- 30/04
6- 03/05
7- 04/05
8- 05/05
9- 06/05
0- 07/05
Para quem recebe mais que um salário:
FINAL NIS e data de pagamento
1 e 6- 03/05
2 e 7- 04/05
3 e 8- 05/05
4 e 9- 06/05
5 e 0- 07/05
Como sacar o pagamento do INSS?
Os aposentados e pensionistas do INSS ao solicitarem o benefício e terem a sua aprovação, recebem em casa um cartão magnético que não é vinculado a nenhuma conta.
Com este cartão, o beneficiário irá realizar o saque do seu dinheiro em qualquer casa lotérica, terminais de autoatendimento, correspondentes Caixa Aqui ou em agências da Caixa Econômica Federal. Para isso, basta utilizar a senha cadastrada.
Caso o segurado deseje ele pode receber o seu benefício em sua conta, ele pode solicitar na agência bancária que faça a transferência do recebimento do benefício na sua conta pessoal.
Porém, o cliente deve estar ciente que nesta categoria ele pode ter que realizar o pagamento de algumas taxas como a de manutenção e movimentação da conta.
Os beneficiários devem ficar ligados, pois há um prazo para que eles possam fazer o saque do INSS.
O período é de até 60 dias para retirar esse dinheiro nas agências bancárias do país. A contagem começa a valer na data em que for realizado o pagamento do benefício
13º salário do INSS
O governo de Jair Bolsonaro tinha determinado que o 13º salário iria ser pago adiantado para aposentados e pensionistas. Liberando a primeira parcela para o mês de abril, mas isso não foi possível.
A ideia era fazer o pagamento assim que o Orçamento da União deste ano fosse aprovado no Legislativo.
O Ministério da Economia, acredita que essa antecipação é uma forma de estimular a economia no meio dessa crise causada pelo coronavírus, essa medida deve injetar cerca de R$50 bilhões.
O pagamento do 13º deve ficar para maio a primeira parcela, e para o mês de junho a segunda parcela.
O calendário de pagamentos regulares deste mês terá início no dia 26 e vai até 7 de maio. Sendo assim, o governo teria mais alguns dias para resolver a situação.
O processamento da folha de pagamento começa antes, com uma etapa de cálculos feitos pelo Datraprev, empresa de tecnologia da Previdência Social. O período de cálculo de abril se encerrou no dia 15 de abril, de acordo com o órgão.
Após isso, a próxima rodada de pagamentos, que será em maio terá início no dia 25 de maio, ou seja, o governo ganha mais um mês para liberar os recursos ao INSS.
O que causou o atraso no pagamento do 13° do INSS?
O primeiro obstáculo que causou demora na antecipação foi a demora na aprovação do Orçamento de 2021, que deveria ter sido votada em dezembro do ano passado, mas que só foi aprovada no dia 25 de março pelo Congresso Nacional.
Após a aprovação do Congresso, o Orçamento foi enviado para sanção presidencial, no qual, já estava certo a liberação da antecipação do 13º salário.
Apesar disso surgiu outro obstáculo, relativo ao corte de R$ 24,6 bilhões de despesas obrigatórias que iriam para o pagamento de aposentadorias, pensões, benefícios previdenciários e trabalhistas. (Fonte: Fdr)