O assessor internacional da Presidência da República, Celso Amorim, recebeu uma ligação do conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, sobre as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito da Guerra da Ucrânia. A informação foi divulgada em comunicado emitido pela Casa Branca.
Além da guerra, segundo a nota divulgada pelo governo estadunidense, também foram discutidas temáticas como “a cooperação contínua para combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente, o G-20 e nossos esforços compartilhados para salvaguardar as instituições democráticas”.
As declarações de Lula a respeito da guerra foram feitas durante a viagem que o presidente realizou à China. O petista afirmou que a Ucrânia tem tanta culpa no conflito quanto a Rússia e condenou a postura adotada pelos Estados Unidos e pela Europa, que enviaram armas ao governo ucraniano.
Diante da repercussão das falas de Lula, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do da Ucrânia, Oleg Nikolenko, convidou, nesta segunda-feira (17), o presidente brasileiro para uma visita em Kiev, para que ele entenda “as reais causas e essência da agressão russa”. (Metro1)