Casais cristãos são obrigados a terem filhos? Pastor responde em cinco tópicos

Foto: Reprdução

A paternidade é um compromisso indispensável a casais cristãos? A partir dessa pergunta, o pastor, escritor e teólogo John Piper desenvolveu uma reflexão sobre como os seguidores de Jesus Cristo devem encarar o assunto à luz da Bíblia Sagrada.

Um ponto relevante que o pastor destacou é que a Bíblia não compactua com o valor contemporâneo de que “o objetivo da vida é evitar dificuldades, mágoa ou sofrimento”, muito usado como combustível do pensamento relativista.

Em seu ponto de vista, John Piper declarou no podcast do ministério Desiring God que os casais cristãos são biblicamente chamados a ter filhos, a menos que Deus “torne claro que o caminho abnegado da obediência que exalta a Cristo é a falta de filhos”.

O desenvolvimento da reflexão partiu de uma constatação obvia, feita a fim de tornar claras algumas limitações: Piper argumentou que “não existe algo como“ simplesmente ”optar por ter filhos”.

“Sempre existem realidades, em nossos corações, mentes e experiências, que moldam nossa chamada ‘simples escolha’. Não estamos ‘simplesmente escolhendo’. Estamos escolhendo por quem somos, por causa de realidades profundas que moldaram nossos corações, nossas preferências, nossos desejos, nossas vontades, nossas inclinações”, explicou o pastor.

A partir dessa introdução, Piper então ofereceu cinco observações que ele disse que “podem revelar algumas das coisas ocultas do coração”, enfatizando, em primeiro lugar, que os filhos são descritos pela Palavra de Deus como uma “bênção”: “[Filhos] são um presente; as crianças são uma bênção. Quando eles são retidos, é uma dor de cabeça – às vezes até um julgamento. Que tristeza quando muitas mulheres modernas, de maneira míope, optam por renunciar a essa bênção, enquanto milhões literalmente dariam o braço direito para obtê-la”, afirmou, referindo ao aborto.

Em segundo, Piper destacou que as Escrituras “são extremamente realistas sobre o quão ruim as coisas podem acontecer nas famílias”, e acrescentou: “A Bíblia não é um conto de Poliana sobre famílias felizes. Quase todos eles na Bíblia estão quebrados – de uma maneira ou de outra. Mas nada disso – nada disso – impede a realidade contínua de que conceber e criar filhos é normal, bonito, adequado, natural, normativo”.

Em terceiro lugar, o pastor apontou que a Bíblia não compartilha da mentalidade moderna “de que o objetivo da vida é evitar dificuldades, mágoa ou sofrimento”, lembrando que antes dos bebês nascerem, os pais não podem ter certeza se seus filhos terão necessidades especiais, quebrarão seus corações com descrença ou viverão seis horas e morrerão. Contudo, ponderou, eles sabem que criar um filho no Senhor exige preparo espiritual, oração, foco e atenção.

“Do ponto de vista da palavra de Deus, nenhuma dessas possíveis angústias e nenhuma dessas tensões garantidas são razões para não ter filhos, porque a Bíblia não compartilha do ponto de vista moderno de que o objetivo da vida é evitar as dificuldades”, reiterou o pastor.

O quarto ponto elencado por John Piper é o fato de que os pais não podem prever a influência de seus filhos e, portanto, não podem presumir pensar que podem fazer mais bem por não terem filhos: “Simplesmente não sabemos se nosso filho será um débito ou crédito à raça humana – uma maldição ou uma bênção, um tomador ou um doador. Nós não sabemos. […] Quem nós pensamos que somos? Meu Deus, quem pensamos que devemos prever que nossos filhos serão uma perda, e não um ganho para o mundo e para a glória de Cristo, em quem podemos acreditar e orar?”, questionou.

O quinto ponto foi o argumento de que a maioria dos casais não decide ter filhos depois de “calcular o efeito de seu filho no aquecimento global ou a taxa de substituição da população para que daqui a 30 anos a força de trabalho seja grande o suficiente para sustentar os idosos, ou se certamente teremos recursos suficientes para estabelecer a criança em um local frutífero”.

Assim, a escolha por querer a paternidade significa a compreensão de que filhos são o “ponto culminante das bênçãos bíblicas pronunciadas ao ter filhos”, juntamente com “a voz de Deus na natureza todos os meses, como uma mulher ovula e como o homem está sempre pronto para depositar sua semente”, e como o o fato de que, ”sentados, os desejos dados por Deus de um homem e uma mulher serem pai e mãe se levantam”.

A “bênção bíblica”, a “voz da natureza” e o “desejo dado por Deus devem ser seguidos”, a menos que “o próprio Deus deixe bem claro que o caminho abnegado da obediência que exalta a Cristo é a falta de filhos”, enfatizou o pastor.

google news