Começa domingo (27) exposição de fotos inspirada no uso da bicicleta em Santo Antônio de Jesus

-
Fotos de SAJ: George Bitencourt

Inicia neste domingo (27) a exposição “Rodas da liberdade: bora girar!”, assinada por Rui Rezende e George Bitencourt, que discutirá os benefícios de pedalar, em contraponto ao excesso de automóveis nas cidades, bem como a escassez de espaços para ciclistas. A mostra terá ao todo 45 painéis de 1,30 m x 2 m e aproximadamente 60 fotografias e ocorrerá até 10 de novembro na Praça Padre Matheus.

“A exposição quer provocar as pessoas a usarem mais as suas bicicletas como meio de transporte, e ao poder público local a criar mais espaços para elas, a exemplo de ciclovias e ciclofaixas”, afirma Rui Rezende, experiente fotógrafo de natureza e autor de seis livros de fotografia. Na exposição, ele assina as fotos de locais ao redor do mundo, que também farão parte da mostra.

Já George Bitencourt assina os registros feitos na cidade. “Rui me convidou e eu fiquei bastante feliz com o convite. As minhas fotos irão retratar o tema mobilidade com fotos de pessoas indo ao trabalho, levando o filho à escola; da própria bicicleta como ferramenta de trabalho, e o bem que a ela traz às pessoas”, resume George.

A curadoria é de Renata Rocha. O patrocínio é da fábrica de colchões Reconflex, e da Ideia Ativa, empresa de produtos e serviços na área gráfica; comunicação visual e suprimentos para impressão. A mostra tem apoio do Ministério Público por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Santo Antônio de Jesus.

Ao todo, haverá 117m² de material em exibição ao longo de 15 dias. “Santo Antônio de Jesus é considerada a capital do Recôncavo baiano e tem condições favoráveis ao uso cotidiano da bicicleta por ser uma cidade plana e ter uma temperatura anual amena. Porém, as vias públicas não dispõem ainda de espaços apropriados para os ciclistas”, finaliza Rui Rezende.

Sobre Rui Rezende
Rui Rezende é fotógrafo profissional especializado em natureza com vinte anos de carreira. Ele é autor dos livros de fotografia “Vaqueiros do Raso da Catarina”, “Oeste da Bahia – O Novo Mundo”, “Chapada Diamantina – Um Paraíso Desconhecido”, “Encantos de Tinharé”, “Cairu – Cidade do Sol” e “Unidades de Conservação do Estado da Bahia”.
Desde 1999, Rui Rezende produz imagens do Brasil e já realizou dezenas de exposições na Bahia e em alguns estados brasileiros. Em 2003, passou a se dedicar exclusivamente à fotografia de natureza, e a registrar pessoas em suas expressões cotidianas e manifestações culturais.

Atualmente, Rui Rezende dedica-se à produção do livro de fotografias “Bahia Aérea”. Além disso, Rezende lançará em dezembro o livro de fotografias sobre Amargosa, terra natal do fotógrafo, em tributo à principal cidade do Vale do Jiquiriçá.

Serviço

O que: Exposição “Rodas da liberdade: bora girar!”
Quem: Rui Rezende e George Bitencourt
Onde: Santo Antônio de Jesus, na Praça Padre Matheus
Quando: De 27 de outubro, a partir das 9h, até 10 de novembro (todos os dias inteiros)
Quanto: Gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui