Como cozinhar beterraba de forma saudável? 5 dicas para preparar a raiz

Aprender como cozinhar beterraba de forma saudável é importante para usufruir ao máximo dos nutrientes fornecidos pela raiz

Você sabe como cozinhar beterraba de forma simples para aproveitar ao máximo seus nutrientes? Quando se trata de raízes e tubérculos, o ideal é sempre variar no preparo, mas sempre pensando em alternativas para aproveitar bem as vitaminas, fibras e minerais que o alimento fornece. A beterraba, em especial, é rica em ferro, vitaminas A, do complexo B, C, pigmentos antioxidantes e fibras alimentares que garantem saciedade, fortalecem os sistemas cardiovascular, nervoso e imunológico. Por isso, o ideal é sempre incluir a raiz em preparos distintos. Para te incentivar a variar mais no cardápio, nós separamos 5 dicas de como cozinhar beterraba – pura ou com outros ingredientes – de forma bem saudável e nutritiva. Vale a pena conferir!

1. Cozimento a vapor ajuda a preservar os nutrientes do alimento

Caso você queira fazer uma receita de beterraba cozida com alguns temperos (sem outros vegetais), aqui vai uma dica de ouro: cozinhar o alimento a vapor ajuda a conservar melhor seu sabor e nutrientes. Isso porque, quando a beterraba é cozida na água, ela libera um caldo roxo que contém um alto teor de antioxidantes, vitaminas e outros nutrientes que acabam se perdendo caso você escorra a água. Já quando a raiz é cozida no vapor, é possível reter bem os nutrientes e garantir um preparo mais saudável.

Caso você queira cozinhar as beterrabas inteiras, sem descascar, deixe-as no vapor por cerca de 50 minutos (ou até elas ficarem macias). Mas, caso elas já estejam cortadas, basta deixar por cerca de 25 minutos. No final, pique do jeito que preferir e adicione os temperos que desejar – uma dica interessante, inclusive, é adicionar um pouco de melado, que dá um sabor maravilhoso à raiz.

2. Prepare feijão com beterraba para servir no almoço

Que tal preparar feijão com beterraba para agregar mais sabor e nutrientes à receita? Esse truque é muito indicado para melhorar a dieta de crianças que têm dificuldade de se alimentar – que não gostam de comer legumes e verduras, por exemplo. Ao preparar a beterraba junto com o feijão, você ainda deixa o prato mais rico em ferro, o que é ótimo para quem tem anemia.

Depois de deixar o feijão de molho por pelo menos 8 horas (para eliminar os antinutrientes), coloque-o na panela de pressão, cubra com água (cerca de 4 dedos acima dos grãos), adicione sal, uma folha de louro e junte 1 ou 2 beterrabas descascadas e cortadas em 4 partes. Tampe a panela e, quando pegar pressão, marque 25 minutos. No final, você ainda pode adicionar um tempero de alho refogado no azeite que fica uma delícia!

3. Cozinhe a beterraba com carne moída

Outra alternativa interessante para quem quer cozinhar beterraba de forma saudável é juntá-la no preparo da carne moída. Nesse caso, comece refogando 1 cebola picada no azeite e, então, junte 1 beterraba pequena ralada. Refogue por um tempo, adicione 400 g de patinho moído e siga mexendo, até a carne fritar. Depois, você pode adicionar 2 tomates italianos picados, 2 colheres de sopa de extrato de tomate, um pouco de água e temperos a gosto – como sal, pimenta-do-reino, alho-poró e salsinha picados. O resultado fica bem saboroso! Dessa forma, a beterraba concede mais sabor à carne e ainda é cozida de forma mais rápida e saudável.

4. Faça beterraba cozida na panela de pressão

Quando se trata de cozinhar beterraba de forma mais rápida, a melhor estratégia é recorrer à panela de pressão. Coloque a raiz na água, junte sal, pimenta e outros temperos e tampe a panela. Quando começar a chiar, marque 20 minutos e apague o fogo. Caso você prefira cozinhar as beterrabas em uma panela comum, marque cerca de 40 minutos no fogo (ou até elas ficarem macias). No final, você pode consumi-las junto com o caldo e, se preferir, até passar um mix para fazer uma sopa cremosa. Fica a dica!

5. Beterraba assada também fica saborosa e nutritiva

Outra dica para cozinhar beterraba é recorrer ao forno. Nesse caso, você pode enrolar a raiz em uma folha de papel alumínio e colocá-la em uma assadeira. Preaqueça o forno a 200°C e deixe-a por entre 1h e 1h30 (até ela ficar no ponto que você desejar). Embora esse processo de cozimento seja mais demorado, ele é bem saudável (dispensa o uso de gorduras) e permite que a beterraba retenha os nutrientes. No final, basta tirar o papel alumínio e temperar o vegetal com azeite, pimenta, sal e outras especiarias. (Conquiste sua Vida)

google news