Gerar novos leads pode ser mais fácil do que você imagina, sem as rotineiras páginas iniciais de sites e oferecimento de e-books, com a praticidade das redes sociais. Os sorteios são ótimos para a missão, mas é preciso entender o funcionamento, e ferramentas como Simpliers.com facilitam a gestão de sorteios, garantindo a captura eficiente dos dados necessários dos participantes.
Os leads são os clientes em potencial, aqueles que já provaram interesse pelo produto ou serviço da empresa. Eles são reconhecidos através de campanhas de marketing, inclusive nas ações de sorteios. A barganha entre cliente e a página está na troca de informações pessoais, como e-mail, nome e telefone, pela participação, tudo isso enquanto o engajamento cresce.
Posteriormente os dados armazenados são utilizados para novas campanhas, como o chamariz do e-mail marketing, envio de mensagens promocionais e lançamentos via WhatsApp. A carteira de prováveis clientes é crucial para qualquer nicho de mercado, uma “arma secreta” para as vendas.
Etapas do sorteio no Instagram
– Tenha em mente um objeto do sorteio Instagram
Definir os objetivos do sorteio é simples, basta determinar qual o resultado deseja alcançar. Algumas páginas optam por mais seguidores, outras por leads, outras pelo engajamento. No caso do Instagram, as regras garantem o esperado, mas muita complexidade pode afastar os participantes. Portanto, faça o regulamento mais sucinto possível.
– Defina o prêmio e quantidade de ganhadores
Seu público-alvo tem características e interesses, busque nele um prêmio que desperte a vontade de se inscrever no sorteio. O momento também exige a determinação do número de premiados, mas sempre pensando no quanto é possível investir na ação.
Uma marca de moda praia, por exemplo, pode oferecer um kit com roupas, caixa de som e bolsa térmica, enquanto uma empresa cujo os clientes possuem maior poder aquisitivo, deve focar em um item de valor elevado. Não existe segredo, é uma recompensa que valha a pena para os clientes, que os faça tirar uns minutos para participar.
– Crie as regras
As regras devem ser cumpridas por todos os participantes e também funcionam como uma proteção para a empresa. Nelas é preciso contar a data de início e finalização, data do sorteio, possíveis implicações em caso de empate, frete do prêmio e as trocas para alcançar os leads.
É o momento de colocar no papel tudo que você deseja do participante, geralmente as regras apontam a necessidade de seguir a página, compartilhar com amigos, marcar amigos e preencher um cadastro, mas quanto maiores os passos, menos pessoas se comprometem com o sorteio.
Feito isto, uma plataforma com tudo sobre sorteios Instagram entra em cena, começando com a inclusão das regras. Sem precisar criar tudo individualmente, a ferramenta permite que as infos sejam inseridas em um sistema eficiente para as redes sociais.
– Prepare uma apresentação
A apresentação é parte importantíssima, somente ela terá o papel de atrair participantes. Novamente o foco é chamar atenção do público-alvo, mas agora com um vídeo ou imagem, deixando fixado na página e que também possa ser divulgado na rede social.
– Faça o sorteio e confira o cumprimento das regras
A reputação da empresa está em foco, mas como fazer multisorteios íntegros e transparentes? Utilizando ferramentas como Simpliers.com, você pode garantir sorteios íntegros e transparentes, aumentando a confiança dos participantes e otimizando a captura de leads para futuras campanhas de marketing. O participante precisa saber que não existe nenhum tipo de movimentação possível nesta etapa, novamente entra na jogada a plataforma de sorteio, com um algoritmo que não permite manipulação e divulga o resultado para o usuário final.
Feito o processo, basta aguardar os resultados dos leads e o engajamento da página, posteriormente sortear e combinar a entrega com os vencedores.