A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) está com inscrições abertas para 40 vagas para estudantes de Direito que estejam cursando entre o quinto e o nono semestre. As vagas fazem parte do XIV Exame de Seleção Para Estágio em Direito, que também terá cadastro reserva.
Os interessados devem se inscrever no site da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico – Fundação CefetBahia até o dia 29 deste mês. A taxa de inscrição custa R$ 53 e deve ser paga até o próximo dia 30.
As provas serão aplicadas no dia 16 de julho, às 8h, nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. Os portões abrirão às 7h20 e fecharão às 7h50. Os resultados serão divulgados no dia 16 de agosto.
Quem for selecionado terá direito a bolsa-auxílio de R$ 953, além de auxílio-transporte. As seleções de estágio da Defensoria da Bahia reservam 30% das vagas para pessoas que se autodeclaram negras (pretas ou pardas) e 2% para pessoas autodeclaradas indígenas.
Vagas e provas
As vagas imediatas estão distribuídas entre as seguintes cidades: Salvador (21 vagas – 14 turno matutino e 7 turno vespertino), Feira de Santana (6 vagas – 3 turno matutino e 3 turno vespertino), Ilhéus (4 vagas – 2 turno matutino e 2 turno vespertino), Itabuna (4 vagas – 2 turno matutino e 2 turno vespertino), Conceição do Coité (2 vagas – turno matutino), Lauro de Freitas (2 vagas – 1 turno matutino e 1 turno vespertino) e Santo Antônio de Jesus (1 vaga – turno matutino).
Estudantes de Direito que residem em cidades com unidades da Defensoria também podem fazer a prova e aguardar a formação do cadastro de reserva. A lista completa de comarcas com cadastro de reserva está disponível no edital da seleção.
Para estagiar na Defensoria, é necessário ter disponibilidade de cinco horas diárias (25 horas semanais). O estudante poderá escolher o turno desejado no momento da inscrição.
As provas do exame para estágio jurídico são compostas por duas partes: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, com 40 questões objetivas de múltipla escolha, totalizando 80 pontos, e uma questão discursiva, valendo 20 pontos.
Os aprovados vão desempenhar suas atividades pelo período de um ano, podendo ser renovado uma única vez por igual período. A avaliação será realizada sob a supervisão da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e executado pela Fundação CefetBahia. (AratuON)