O momento que era de ascensão do Bahia voltou a ser de sinal de alerta ligado no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (28), o Esquadrão voltou a perder pela Série A ao ser derrotado por 3×1, na Fonte Nova, e viu a recuperação no torneio ser freada. Foi a segunda derrota seguida na competição.
Os gols do time paulista foram marcados por Luciano, duas vezes, e Arboleda. Enquanto Clayson descontou para o Bahia. A derrota manteve o tricolor baiano com 28 pontos. Já o São Paulo foi aos 41.
O Bahia agora vai focar na Copa Sul-Americana. Na terça-feira (1º), o Esquadrão visita o Unión, na cidade de Santa Fé, na Argentina, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Faltou pontaria
Afetado por casos de coronavírus, lesões e suspensões, o auxiliar Cláudio Prates – que comandou a equipe no lugar de Mano Menezes, afastado por covid-19 -, colocou em campo um time bem diferente do normal.
O meio-campo passou a ser formado pelos volantes Gregore, Elias e Ramon, enquanto Rodriguinho fez a função de falso 9 tendo como companheiros de ataque Rossi e Alesson.
No primeiro tempo, a estratégia do Bahia era a de explorar as jogadas de velocidade. Mas faltava para o Esquadrão acertar a pontaria.
O plano tricolor quase deu resultado aos quatro minutos, quando Rossi recebeu o passe longo, ganhou do marcador e chutou forte, mas Volpi fez a defesa.
Com mais posse de bola, o São Paulo tentava responder nas jogadas trabalhadas, mas também apresentava muita dificuldade para criar lances de perigo. Quando acertou, Brenner tabelou com Luciano e saiu de frente com Douglas, mas chutou por cima e perdeu chance incrível.
Aos 29 minutos, Rodriguinho cobrou falta na área e Tiago Volpi acertou Ernando na saída do gol. O árbitro de vídeo chamou para análise de um possível pênalti. Leandro Vuaden foi para o monitor, mas entendeu que o lance foi normal e mandou o jogo seguir.
A partida só voltou a esquentar nos acréscimos. O Bahia ficou perto do gol em chute de Gregore, que Volpi defendeu, e em jogada de Alesson que foi travado debaixo da trave. Já o São Paulo assustou na cabeçada forte de Arboleda. Douglas salvou o tricolor baiano.
Desandou…
O Bahia voltou para o segundo tempo com o mesmo time e a tônica do jogo parecia que ia seguir a mesma, mas aí a defesa do Esquadrão resolveu colaborar com o time paulista.
Aos seis minutos, Reinaldo cobrou lateral na área, Ernando e Juninho bateram cabeça, Douglas saiu mal e Luciano mandou uma bicicleta e abriu o placar para o São Paulo na Fonte Nova.
A vantagem deixou o São Paulo mais à vontade no jogo. Encurtando os espaços do Esquadrão, a equipe de Fernando Diniz criava dificuldades para o time baiano, que não conseguia incomodar Tiago Volpi.
Já aos 15 minutos, Igor Gomes recebeu completamente livre na área, mas mandou de cabeça para fora e perdeu a chance de ampliar para o São Paulo.
Para tentar alterar o panorama do jogo, Claudinho Prates decidiu mexer no time e colocou Daniel, Élber e Saldanha em campo. Mas foi o São Paulo que chegou ao segundo gol.
Aos 20 minutos, Reinaldo cobrou escanteio na área e Arboleda subiu mais que Elias para testar forte e fazer São Paulo 2×0.
Mesmo com as mudanças, o Bahia parecia sem forças para reagir. Frágil defensivamente, não demorou para levar o terceiro. Aos 29 minutos, Reinaldo achou Luciano na entrada da área. O atacante bateu no canto de Douglas e marcou o segundo dele na partida e o terceiro do São Paulo.
Em um dos raros de momentos de ataque, o Bahia conseguiu diminuir o prejuízo. Aos 35 minutos, Nino Paraíba fez a jogada em profundidade e cruzou rasteiro para Clayson chegar finalizando e vencer Tiago Volpi.
Sem forças, a reação do Esquadrão parou por aí e o time lamentou mais uma derrota no Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1 x 3 São Paulo
Campeonato Brasileiro – 23ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 28/11/2020 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos do PR)
VAR:Heber Roberto Lopes (SC), com auxílio de Tiago Nascimento dos Santos (PE) e Luciano Roggenbaum (PR)
Cartões amarelos: Gabriel Sara, Daniel Alves
Gols: Clayson (Bahia) / Luciano (duas vezes), Arboleda (São Paulo)
Bahia: Douglas; Edson, Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Gregore, Ramon (Élber) e Elias (Nino Paraíba); Alesson (Saldanha), Rossi (Clayson) e Rodriguinho (Daniel). Técnico: Cláudio Prates.
São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran (Vitor Bueno), Arboleda, Léo (Tchê Tchê) e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara (Hernanes), Igor Gomes (Rodrigo Nestor) e Daniel Alves; Luciano (Pablo) e Brenner. Técnico: Fernando Diniz.